Concerned about recent PAN-OS and other firewall/VPN CVEs? Take advantage of Zscaler’s special offer today

Read more

O que é proteção contra ameaças avançadas?

A proteção contra ameaças avançadas (ATP) é um subconjunto de soluções de segurança desenvolvidas para proteger dados sigilosos de ataques cibernéticos complexos, incluindo malware, campanhas de phishing e muito mais. A ATP geralmente combina segurança na nuvem, segurança de e-mail, segurança de terminais, entre outros, para ampliar as defesas de uma organização em meio ao cenário de ameaças em constante mudança. Felizmente, à medida que as superfícies de ataque se expandem e novas ameaças cibernéticas e vetores de ataque surgem, a tecnologia de segurança cibernética evolui e deixa para trás os firewalls e a segurança de rede tradicional.

Assista o nosso vídeo
Watch

Quais são os benefícios da proteção contra ameaças avançadas?

No cenário moderno de ameaças, a ATP permite combater fogo com fogo. Ao contrário dos produtos de segurança tradicionais, que costumam ser soluções de propósito único e desconectadas, as ferramentas mais eficazes atualmente trabalham juntas para oferecer:

  • Visibilidade de ameaças em tempo real: o alto volume de ameças atual não permite que você aguarde pelas verificações agendadas para saber se está seguro. Uma proteção contra ameaças avançadas monitora todo o tráfego, o tempo todo, ao contrário das soluções antivírus legadas.
  • Inteligência em nuvem compartilhada: aplicar correções em sistemas de proteção é, no mínimo, algo inconveniente, para não dizer impossível. Com a inteligência sobre ameaças disponibilizada na nuvem, assim que uma determinada solução detecta e interrompe uma nova ameaça em algum lugar, ela já pode fazer isso por toda a nuvem.
  • Contexto e correlação centralizados: medidas de segurança reativas, em tempo real e preditivas, baseadas em IA avançada, oferecem à sua equipe de segurança uma imagem completa, o que se traduz na detecção, prevenção e correção mais rápidas de ameças.

O que torna uma ameaça “avançada”?

Uma ameaça pode receber esse rótulo por diferentes motivos. Por exemplo, uma ameaça pode ser avançada se:

  • Os responsáveis por ela tiverem recursos ilimitados ou ferramentas para realizar um ataque e manter o acesso a uma rede
  • Os invasores tiverem acesso imediato a financiamento para adaptar um ataque conforme necessário
  • Um ataque for elaborado para atingir uma organização específica

Vamos contextualizar um pouco mais as ameaças avançadas em suas várias formas.

Ameaças avançadas persistentes

Uma ameaça avançada persistente (APT — não confundir com ATP) é um ataque em que um invasor furtivamente obtém acesso à rede de uma organização e estabelece uma base, permitindo que ele permaneça lá sem ser detectado por um longo período. Os APTs geralmente visam uma empresa específica e costumam utilizar malwares que podem contornar ou evitar medidas de segurança comuns. São ataques sofisticados que precisam ser enfrentados por uma defesa igualmente sofisticada.

Depois que um invasor obtém acesso a uma rede específica, geralmente por meio de ataques de phishing de credenciais ou malware, ele pode conseguir acesso a qualquer coisa, desde dados da empresa e conversas privadas até outros materiais sigilosos. Se ele ficar muito tempo sem ser detectado (semanas, meses ou até mesmo anos), poderá coletar grandes quantidades de dados e utilizá-los para fins maliciosos.

Quais são os métodos de ataques avançados mais comuns?

Os ataques avançados compartilham algumas técnicas básicas que geralmente levam os criminosos aonde querem ir. As técnicas mais prevalentes são:

  • O phishing induz um usuário a seguir um link de uma fonte aparentemente confiável para obter acesso às credenciais ou informações da empresa. Esse é o método mais comum utilizado por invasores de APT para obter acesso a uma rede interna.
  • Instalar malwares ajuda os invasores cibernéticos a se aprofundarem em uma rede depois de obter acesso, permitindo monitorar as atividades e coletar os dados da empresa. Isso geralmente é feito por meio de phishing.
  • A quebra de senhas permite que os invasores obtenham acesso administrativo, para ter total liberdade dentro de uma rede.
  • Criar uma backdoor garante uma maneira de voltar para a rede caso um invasor precise sair.

Os custos relacionados à violação de dados aumentaram de US$ 3,86 milhões (em 2020) para US$ 4,24 milhões (em 2021), o maior custo total médio dos 17 anos de história desse relatório.

IBM, Relatório Custos de uma violação de dados 2021

Como a proteção contra ameaças avançadas funciona?

As soluções de proteção contra ameaças avançadas são desenvolvidas para detectar e responder às ameaças avançadas antes que elas causem a perda de dados ou prejudiquem sua organização. Embora produtos de provedores de serviços diferentes variem bastante em suas funções principais, as soluções de ATP geralmente incluem:

  • Análise do tráfego de rede para monitorar a rede em busca de anomalias operacionais e de segurança
  • Compartilhamento de inteligência sobre ameaças para oferecer a mesma proteção a todos os clientes de um determinado provedor
  • Sandbox para detectar e isolar arquivos suspeitos para análise e resposta

Deficiências das soluções de sandbox legadas

À medida que o espaço evoluiu, com os avanços em aprendizado de máquina e automação tornando a ATP mais rápida e precisa, a sandbox continua sendo uma ferramenta de segurança avançada essencial. No entanto, as abordagens de sandbox legadas possuem três deficiências importantes nos ambientes atuais:

  1. As sandboxes legadas dependem de backhauling, ou seja, forçar o tráfego dos dados por uma rede central, porque elas estão vinculadas ao hardware de um data center, tornando-as muito lentas para proteger com eficácia uma força de trabalho cada vez mais remota.
  2. As sandboxes legadas usam o modo Terminal Access Point (TAP) para inspecionar arquivos suspeitos, realizando a análise enquanto os arquivos trafegam para um destino. A sandbox envia um alerta se detectar uma ameaça, mas, como a inspeção TAP não bloqueia os arquivos, geralmente já é tarde demais.
  3. As sandboxes legadas não conseguem efetivamente inspecionar o tráfego criptografado sem torná-lo extremamente lento. A maior parte dos malwares é atualmente entregue por canais criptografados, e algumas organizações precisariam de oito vezes mais dispositivos de sandbox para ter poder de processamento suficiente.

Zscaler Advanced Threat Protection

A Zscaler Cloud Sandbox é um mecanismo de prevenção contra malware baseado na nuvem e orientado por IA e ML, criado para impedir as ameaças emergentes e proteger todos os seus funcionários, onde quer que estejam. Em vez de trabalhar no modo TAP, ela opera em linha, inspecionando todo o tráfego — incluindo o tráfego criptografado — antes de encaminhar qualquer arquivo suspeito. Com proteção de dia zero sempre ativa, defesa contra ransomware e visibilidade em tempo real sobre o comportamento do malware, ela continuamente detecta e bloqueia ameaças novas e em evolução à medida que elas surgem.

A Zscaler Cloud Sandbox é um recurso totalmente integrado do Zscaler Internet Access™ e faz parte da Zscaler Zero Trust Exchange™. A plataforma é fornecida como um serviço na nuvem e, por não haver hardware para comprar ou software para gerenciar, a complexidade é eliminada e a implantação é feita em poucos minutos.

Recursos sugeridos

  • Combatendo ameaças avançadas persistentes (APTs) com sandbox na nuvem

    Leia o documento
  • Zscaler Advanced Threat Protection

    Saiba mais