Concerned about recent PAN-OS and other firewall/VPN CVEs? Take advantage of Zscaler’s special offer today

Read more

O que é transformação digital segura?

A transformação digital segura é uma ruptura necessária que altera fundamentalmente a forma como as organizações agregam valor a seus clientes. Mais especificamente, ela é vista como o uso de tecnologias e processos digitais modernos para capacitar as organizações a operar com mais eficiência, inteligência e rapidez.

Acelere sua transformação segura

A ascensão da transformação digital segura

A maioria das pessoas concorda com o papel que a nuvem e as tecnologias móveis desempenham na transformação digital, mas, quando você adiciona a palavra “segura”, não há consenso sobre como fazer isso. Fornecedores de segurança que basearam seus produtos no uso de firewalls ou que criaram produtos para fins específicos que compõem a pilha de segurança do gateway tiveram que se adaptar a um cenário moderno em que o hardware ancorado no data center e a segurança vinculada a uma rede confiável têm pouca relevância.

Em 2019, surgiu um novo modelo para atender às necessidades dinâmicas de acesso seguro das empresas digitais: Secure Access Service Edge (SASE), uma maneira de conectar com segurança entidades como usuários e máquinas a aplicativos e serviços localizados em qualquer lugar. O modelo SASE rapidamente foi reconhecido como um meio extremamente eficaz de possibilitar a transformação digital segura.

O que tornou a transformação digital segura uma prioridade?

Diversas tendências tornaram a transformação digital possível e absolutamente necessária. A primeira delas a nuvem, é claro. Os aplicativos estão migrando de data centers em redes confiáveis de empresas para várias nuvens. O Microsoft 365 e o Workday são apenas dois dos aplicativos de software como serviço mais populares, que removem da TI a responsabilidade pelo gerenciamento de aplicativos ao mesmo tempo em que oferecem recursos que tornam as organizações mais inteligentes e colaborativas. Muitas organizações também estão migrando seus aplicativos privados para serviços na nuvem, como Azure, AWS, GCP e outros, o que elimina muita complexidade da TI, pois os provedores de nuvem gerenciam toda a infraestrutura.

Os funcionários corporativos agora estão trabalhando de qualquer lugar e em uma diversidade de dispositivos. Já se foram os dias em que cada funcionário trabalhava no seu cubículo em um PC conectado à rede local via ethernet. Eles agora estão se conectando a aplicativos via Wi-Fi público ou redes domésticas e usam dispositivos pessoais (BYOD), incluindo laptops, smartphones e tablets. Essa tendência não diminuirá com o surgimento das redes 5G. Se os funcionários puderem acessar aplicativos e dados via 5G a velocidades de até 10 Gbps, por que se conectariam à rede do escritório que opera a uma fração dessa velocidade?

Além disso, existem muitos tipos de dispositivos conectados a aplicativos e serviços — dispositivos de IoT, tecnologia operacional (TO), servidores que automatizam uma série de processos na linha de produção, fornecem visibilidade do uso e desempenho de aplicativos, aceleram a troca de dados entre aplicativos e muito mais, gerando eficiência e ajudando a organização a se tornar mais ágil.

Com todas essas conexões ocorrendo entre várias entidades em vários locais, o data center, que já foi o centro do universo, tornou-se apenas mais um destino, assim como as nuvens que abrigam seus aplicativos e dados. E não é mais a sua rede em estrela que conecta tudo isso, mas a internet.

Os benefícios da transformação digital segura

As organizações geralmente iniciam uma jornada de transformação com o objetivo de se tornarem mais competitivas, movendo-se com mais rapidez e inteligência. Mas há muitos benefícios trazidos pela transformação que possibilitam tais resultados. Entre eles, o aumento da produtividade ao eliminar backhauls lentos para data centers e controles de segurança que causam latência. A transformação reduz os custos e simplifica a TI ao eliminar a infraestrutura e os produtos para fins específicos ao mesmo tempo em que reduz a dependência em redes privadas caras. E ela reduz os riscos comerciais com proteções contra ameaças sofisticadas, como ransomware e DDoS, e prevenção contra perda de dados e violações de conformidade.

Atualmente, a sobrevivência do mais apto não está ligada a tamanho ou força, mas à capacidade de mudar — de mover-se rapidamente, adaptar-se, aproveitar as oportunidades e ser ágil. A transformação está levando fabricantes a repensar sua estratégia de tecnologia, e isso inclui incorporar aceleradores de inovação, como a Internet das Coisas (IoT).

IDC, construindo sua jornada de transformação

Quando você sabe que é hora de se transformar?

Se os pontos a seguir se tornaram realidade na sua organização, provavelmente ela já está no caminho certo para se tornar uma empresa digital.

  • Mais tráfego de usuários vai para serviços na nuvem do que para data centers
  • Mais trabalho é realizado fora da rede do que dentro dela
  • Mais cargas de trabalho são executadas na nuvem do que em data centers
  • Há mais aplicativos SaaS em uso do que hospedados localmente
  • Mais dados sigilosos são armazenados em serviços na nuvem do que na rede corporativa

A jornada geralmente começa transformando aplicativos locais em aplicativos disponibilizados na nuvem. Mas, com a maior parte do tráfego de usuários agora indo para a nuvem e a internet aberta, a rede precisa se transformar para permitir conexões diretas à internet. E essas conexões exigem a transformação da segurança, migrando controles de segurança de gateways centralizados e hubs regionais para a nuvem, onde as políticas podem ser aplicadas de forma consistente, independentemente de onde os usuários se conectam.

A Zscaler Zero Trust Exchange é a base para a transformação de aplicativos, redes e segurança. A Zero Trust Exchange é uma plataforma nativa da nuvem que oferece conexões rápidas e seguras entre usuários e aplicativos independentemente de onde o usuário se conecta ou onde o aplicativo está hospedado. Ela também protege as conexões entre aplicativos em vários ambientes na nuvem e conexões de máquina para máquina entre sistemas de tecnologia operacional (TO) na linha de produção, dispositivos de IoT e servidores.

A Zscaler se dedica a ajudar seus clientes corporativos de todo o mundo em suas jornadas de transformação digital segura, conectando com segurança todos seus usuários, dispositivos e aplicativos usando políticas de negócios em qualquer rede.

Se está pronto para começar sua jornada em direção à transformação digital segura, saiba mais sobre a Zero Trust Exchange.

Recursos sugeridos