Zpedia 

/ O que é o Data Security Posture Management (DSPM)?

O que é o Data Security Posture Management (DSPM)?

O gerenciamento da postura de segurança de dados (DSPM) foi projetado para ajudar a proteger dados, tanto locais quanto na nuvem, contra acesso não autorizado, uso indevido ou roubo, monitorando, atualizando e refinando continuamente a segurança. As soluções de DSPM usam automação inteligente para identificar possíveis vulnerabilidades, implementar salvaguardas e realizar testes e auditorias frequentes do sistema.

O que é o Data Security Posture Management (DSPM)?

Como funciona o DSPM

As soluções de DSPM avaliam os controles de segurança de uma organização e identificam vulnerabilidades. Elas podem usar verificações de vulnerabilidades, testes de penetração, auditorias de segurança de data centers e ambientes na nuvem, entre outros meios.

O DSPM e a equipe de segurança podem adicionar ou alterar regras de firewall, controles de acesso, configurações de IPS e outros controles de segurança com base nos riscos identificados. Testes e auditorias frequentes ajudam as organizações a manter controles eficazes e a identificar e implementar mudanças mais rapidamente para melhorar sua postura de segurança de dados.

Principais componentes do DSPM

Os principais componentes e funções do DSPM normalmente incluem:

  1. Descoberta de dados e classificação de dados sigilosos em diversas fontes e formatos para garantir um gerenciamento eficaz da segurança dos dados, independentemente de sua localização.
  2. Monitoramento em tempo real, verificação de vulnerabilidades e avaliação de riscos da postura de segurança de dados da organização para identificar e priorizar riscos e vulnerabilidades de segurança de dados com recursos como IA/ML, correlação de riscos e integração com inteligência de ameaças.
  3. Correção de riscos para minimizar o risco de exposição de dados. Corrija facilmente problemas e violações na origem com correção guiada baseada no contexto. 
  4. Conformidade e relatórios alinhados com regulamentos e padrões do setor. Isso inclui benchmarking, sinalização de violações e opções de alertas e relatórios para demonstrar conformidade.
  5. Integração e dimensionamento perfeitos para trabalhar com infraestrutura e ferramentas existentes (por exemplo, SIEMs, ITSM, multinuvem), bem como apoiar o crescimento e as necessidades de segurança em evolução.

Trabalhando juntos, esses componentes ajudam as organizações a proteger com eficácia dados sigilosos, detectar e responder a ameaças, garantir a conformidade e integrar-se à infraestrutura de segurança existente.

Por que as organizações modernas precisam do DSPM

As organizações modernas precisam do gerenciamento da postura de segurança de dados (DSPM) por vários motivos:

Ambientes complexos

É difícil proteger os dados em ambientes que combinam infraestruturas locais, na nuvem e híbridas. As integrações do DSPM facilitam o gerenciamento contínuo da segurança dos dados nesses ambientes, garantindo proteção e conformidade consistentes.

Volume crescente de dados

Pode ser um desafio compreender e gerenciar um grande volume de dados espalhados por vários locais e formatos. O DSPM fornece visibilidade completa dos ativos de dados, permitindo que as organizações descubram, classifiquem e protejam dados sigilosos de maneira eficaz.

Cenário de ameaças em evolução

Novas ameaças cibernéticas sofisticadas surgem o tempo todo. Usando tecnologias avançadas como IA, ML e correlação de riscos, o DSPM ajuda as organizações a detectar e responder a ameaças ocultas.

Garantia de conformidade

As violações da conformidade regulatória podem levar a penalidades financeiras, danos à reputação e consequências legais. As soluções de DSPM fornecem estruturas integradas para rastrear e atestar a conformidade com GDPR, HIPAA e mais.

Governança de dados e gerenciamento de riscos

Quando as ferramentas de segurança tradicionais criam alertas sem levar em conta a prioridade dos riscos, isso leva à fadiga de alertas e a mais violações. As soluções de DSPM fornecem insights robustos de governança de dados para ajudar as organizações a gerenciar vulnerabilidades de forma proativa, priorizar esforços de correção e reduzir o risco de dados.

Vejamos alguns dos benefícios que uma solução de DSPM eficaz pode oferecer no cenário atual de risco de dados.
 

Benefícios do DSPM

Quando incorporada adequadamente em sua pilha de segurança, a solução de DSPM certa pode fornecer:

  • Segurança mais robusta e risco reduzido de violações de dados: ao automatizar a identificação e o gerenciamento de configurações incorretas, políticas desatualizadas, classificação de dados incorreta, permissões excessivas, entre outros, o DSPM ajuda você a proteger melhor seus dados.
  • Maior conformidade e suporte à reputação: ao auditar suas políticas em relação às leis e regulamentos de proteção de dados (por exemplo, HIPAA, GDPR, CCPA), o DSPM ajuda a evitar multas e ações legais, ao mesmo tempo que garante aos clientes e parceiros que seus dados estão seguros.
  • Superfície de ataque menor por meio de descoberta de dados eficaz: com uma visão holística de onde seus dados estão localizados, mesmo em ambientes multinuvem e SaaS, você pode criar com mais confiança políticas e controles que atendam às necessidades de sua organização e de seus ativos de dados.
  • Maior eficiência operacional e redução de custos: usando a automação para monitorar e fortalecer continuamente sua postura de segurança, o DSPM permite que sua equipe de segurança se concentre em outras prioridades de alto valor, ao mesmo tempo que ajuda a evitar os custos de uma violação.

Como começar com o DSPM

A chave para estabelecer um conjunto de DSPM é firmar uma base sólida para a segurança dos seus dados. Conduza uma avaliação inicial de riscos para identificar vulnerabilidades e ameaças, implemente controles de segurança apropriados com base em suas descobertas e, em seguida, estabeleça um plano que incorpore a solução de DSPM para obter monitoramento contínuo, auditorias frequentes e resposta a incidentes.

Implantação do DSPM

A implantação será diferente dependendo do seu provedor de DSPM, do restante do seu ecossistema e das necessidades da sua organização. No entanto, qualquer implantação bem-sucedida exigirá algumas etapas básicas:

  1. Identifique os requisitos de segurança da sua organização. Entenda os tipos de dados que você precisa proteger e quaisquer regulamentos de governança de dados ou padrões do setor que você precisa seguir.
  2. Selecione a melhor solução para as necessidades do seu negócio. Olhando além da segurança, considere a relação custo-benefício, a capacidade de dimensionamento, a facilidade de uso, a integração com a tecnologia existente e os relatórios.
  3. Capacite sua equipe de segurança para trabalhar com o DSPM. Prepare sua equipe para ter sucesso com políticas e procedimentos claros e certifique-se de que todos entendam suas responsabilidades.
  4. Implemente e configure o DSPM e inicie o monitoramento. À medida que aprende seu ambiente e fluxos de dados, seu DSPM começará automaticamente a ajudá-lo a ajustar suas políticas de segurança.
  5. Integre o DSPM com suas outras ferramentas de segurança, de preferência durante a implantação inicial. As soluções de DSPM mais eficazes se integram à sua pilha de forma nativa e automática. Veremos as principais integrações a seguir.

Integrações de DSPM

As ferramentas de DSPM são mais eficazes quando trabalham em conjunto com tecnologias complementares, como:

  • ferramentas de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) garantem que apenas usuários autorizados tenham acesso a dados sigilosos. A integração com o DSPM permite automatizar a aplicação e o gerenciamento de sua autenticação e controles de acesso.
  • Os agentes de segurança de acesso à nuvem (CASBs) fornecem visibilidade da infraestrutura e dos aplicativos na nuvem, aplicam políticas de proteção de dados e evitam o acesso não autorizado à nuvem. A integração com o DSPM permite estender sua postura de segurança de dados aos armazenamentos de dados na nuvem.
  • As ferramentas de detecção e resposta de terminais (EDR) monitoram e detectam ameaças em terminais em tempo real. A integração com o DSPM ajuda você a manter suas políticas de segurança de dados em sincronia com sua solução de EDR.
  • As ferramentas de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) consolidam e analisam dados do seu ambiente corporativo para dar suporte à detecção e resposta a incidentes. A integração com o DSPM fornece visibilidade e correlação mais amplas para reforçar a segurança dos seus dados.
  • As ferramentas de prevenção contra perda de dados (DLP) protegem dados sigilosos contra perda ou roubo. A integração com o DSPM permite que a solução monitore e controle os dados à medida que eles se movem pelo seu ambiente, ajudando-a a fazer as alterações apropriadas para evitar acesso ou divulgação não autorizado.
  • Os sistemas de detecção e prevenção de intrusões (IDPS) monitoram atividades suspeitas para evitar acesso ilícito ou tráfego malicioso (por exemplo, ataques de DoS). A integração com o DSPM oferece monitoramento e alertas em tempo real para prevenção proativa de incidentes.
  • As ferramentas de análise de segurança usam aprendizado de máquina para identificar possíveis ameaças, reconhecendo padrões e anomalias. A integração com o DSPM fornece detecção de ameaças em tempo real e informações que ajudam você a tomar medidas para reforçar sua postura de segurança.

Práticas recomendadas de DSPM

O DSPM eficaz se resume a configuração e planejamento eficazes, tanto para ajuste contínuo quanto para suas estruturas e procedimentos de políticas. Ao adotar e implantar uma solução de DSPM, comece considerando estas cinco práticas recomendadas básicas.

1. Descobrir e classificar dados

Para reduzir o risco geral de violação de dados, você precisa obter visibilidade e, depois, controle sobre os dados sigilosos do seu ecossistema. Considere a marcação de dados ou outras soluções para classificar dados estruturados (por exemplo, PII) e não estruturados (por exemplo, código-fonte, segredos, propriedade intelectual). Isso ajudará sua equipe de segurança a compreender as áreas mais críticas para concentrar os esforços de segurança.

2. Restringir o acesso aos dados e implementar o acesso de privilégio mínimo

Controlar o acesso aos dados é um dos princípios básicos de higiene da segurança cibernética. A segurança eficaz dos dados na nuvem deve gerenciar o acesso privilegiado e, ao mesmo tempo, limitar a exposição a violações de dados, reduzir o atrito dos usuários privilegiados, manter a confiança do cliente e garantir a conformidade.

3. Realizar avaliações contínua de riscos e auditorias de conformidade

À medida que os dados são movidos na nuvem, você precisa monitorar continuamente armazenamentos de dados novos e modificados em relação à sua postura e regulamentações de segurança. Isso inclui avaliações e auditorias regulares, bem como monitoramento do tráfego de rede, logs do sistema e atividade do usuário. Os dados sigilosos podem estar sujeitos a vários mandatos (por exemplo, GDPR, CCPA, HIPAA, PCI DSS) e você precisa de mais do que classificação para garantir que o tratamento deles esteja em conformidade.

4. Priorizar riscos e remediação

Para priorizar os esforços de segurança e implementar medidas de remediação para reduzir proativamente os riscos, sua equipe precisa ser capaz de analisar e pontuar os riscos dos dados com base na sensibilidade dos dados, conformidade regulatória, controles de segurança e outros fatores. Usando isso como base para configurar alertas e notificações em tempo real de possíveis incidentes, você poderá responder de forma rápida e eficaz para mitigar o impacto de uma violação.

5. Estabelecer políticas e procedimentos de segurança

Para controlar como os dados são tratados e protegidos, suas ferramentas e equipes de segurança precisam ter as políticas e os procedimentos corretos em vigor. Eles devem abranger o acesso, utilização, armazenamento e eliminação de dados, alinhados com as normas da indústria e os requisitos regulamentares. Ao estabelecer políticas e procedimentos claros, você reduzirá a probabilidade de erro humano ou uso indevido intencional de dados que leve a uma violação.

Qual é a diferença entre DSPM, CSPM e CIEM?

As soluções de DSPM, gerenciamento da postura de segurança na nuvem (CSPM) e gerenciamento de direitos de infraestrutura na nuvem (CIEM) ajudam você a gerenciar sua postura de segurança, com algumas diferenças importantes:

  • O DSPM se concentra em sua postura geral de segurança de dados, incluindo ambientes locais e na nuvem, ao ajudar você a identificar e avaliar riscos, monitorar controles e planejar a resposta a incidentes.
  • O CSPM se concentra na segurança de dados na nuvem, identificando e gerenciando riscos e problemas de conformidade em ambientes na nuvem por meio da descoberta de ativos, configuração e gerenciamento de acesso, além de detecção e resposta.
  • O CIEM monitora, identifica e gerencia riscos e não conformidades relacionados a direitos e permissões na infraestrutura da nuvem.

Zscaler DSPM

A Zscaler AI Data Protection é uma plataforma para todos os dados, em todos os canais. Ela protege dados estruturados e não estruturados na web, serviços baseados em SaaS, ambientes de nuvem pública (AWS, Azure), aplicativos privados, e-mail e terminais.

Como parte fundamental da plataforma, o Zscaler DSPM estende a segurança robusta e de melhor qualidade para seus dados na nuvem pública. Ele fornece visibilidade granular dos dados na nuvem, classifica e identifica dados e acessos e contextualiza a exposição dos dados e a postura de segurança, capacitando organizações e equipes de segurança a prevenir e remediar violações de dados na nuvem em grande escala.

Ele usa um mecanismo de DLP único e unificado para fornecer proteção de dados consistente em todos os canais. Ao seguir todos os usuários em todos os locais, bem como controlar os dados em uso e em repouso, ele garante conformidade e proteção perfeitas para dados sigilosos.

Os principais recursos incluem:

  • Descoberta de dados para identificar armazenamentos de dados estruturados e não estruturados
  • Classificação de dados para detectar e classificar automaticamente dados sigilosos com detecção pronta para uso e regras personalizadas 
  • Controle de acesso a dados para mapear e rastrear o acesso aos recursos de dados 
  • Avaliação de riscos para detectar e priorizar riscos com base na gravidade e no impacto usando IA, ML e correlação avançada de ameaças
  • Correção de riscos guiada para oferecer instruções passo a passo com contexto completo
  • Gerenciamento de conformidade para mapear automaticamente a postura de segurança de dados em relação aos benchmarks e padrões do setor, como CIS, NIST, GDPR*, e PCI DSS* (*roteiro do produto)

 

promotional background

Saiba mais sobre o Zscaler DSPM

Recursos sugeridos

Lançamento: Apresentando o Zscaler DSPM
Assista ao evento
Proteja dados na nuvem e impeça violações com o Zscaler DSPM
Leia a ficha técnica
E-book: Os cinco principais requisitos para sua próxima solução de gerenciamento da postura de segurança de dados (DSPM)
Baixe agora